Publicado em 29/10/19

Como saber qual a empresa de consultoria ideal para a sua fazenda?

por André Ferro

Como saber qual a empresa de consultoria ideal para a sua fazenda?

      Ao contrário do que muitos dizem, consultoria não é luxo acessível apenas para poucas e grandes fazendas. Ela pode ser contratada por empresas rurais de todos os portes, inclusive a sua.

      A decisão em investir em um serviço de consultoria tem motivações diversas, mas em geral se busca agregar conhecimento e suporte externo a operação em sua totalidade ou com um foco específico.

     O funcionamento de uma consultoria está diretamente relacionado à realidade em que o cliente se encontra e quais as necessidades precisam ser atendidas. Supondo que uma empresa esteja buscando conhecer melhor o seu mercado e fazer a gestão de risco, então a consultoria terá a sua execução a partir daí. Agora suponhamos que o objetivo seja definir seus processos produtivos e tornar a empresa mais produtiva; então, esse será o ponto de partida.

       Mas como escolher o parceiro ideal?

  1. “Programas de prateleira”: Como dito no parágrafo acima, o funcionamento de uma consultoria está diretamente relacionado aos objetivos da empresa rural e por este motivo o primeiro equívoco na seleção de uma empresa de consultoria é escolher aquelas que trabalham presas a um único programa de desenvolvimento, que acreditam serem aplicáveis aos mais variados perfis de propriedades rurais.
  2. Não leva em conta a cultura organizacional: As fazendas são empresas rurais com alma. Um parceiro ideal não irá ignorar os princípios, valores e práticas de organização na hora de elaborar os procedimentos operacionais, por exemplo. Apesar de ser um sistema de gestão top down, todos os colaboradores precisam estar envolvidos, mesmo que não diretamente. No entanto, de nada adianta, por exemplo, querer fazer com que os colaboradores pensem e ajam com autonomia se a empresa em que trabalham tem uma cultura de comando e controle desde 1950 e não pensam em mudar seu modelo de gestão.
  3. Não abra mão de receber conhecimento: É muito comum consultores que querem criar um cordão umbilical, para isso deixam o cliente em estágio de ignorância quanto ao conhecimento das etapas do trabalho, dos por quês de cada etapa e como implantá-las. A melhor consultoria é a que transfere conhecimento, para que você esteja livre no final do processo e decida se quer ou não continuar o relacionamento.

       Com esse conhecimento em mãos, você terá mais segurança ao escolher a empresa de consultoria que o ajudará na conquista dos seus objetivos.

       Se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto escreve para gente! Envie sua pergunta para contato@precisaoagro.com

        Vamos juntos mudar o Agro do Brasil!!!

Atendimento via WhatsApp (62) 9 9906-9023